Sempre é tempo de recomeçar

7/17/20232 min read

😥 Se você tem filhos(as), não passou pelo processo da Introdução Alimentar com tanta informação quanto tem hoje e se sente culpada, estou aqui pra te tranquilizar...

🔅Sempre é tempo de mudar a alimentação!
Não importa que seu filho tenha consumido açúcar antes dos dois anos, ou que tenha o hábito de alimentos industrializados como, salgadinhos, bolachas recheadas, sucos de caixinhas... Ainda dá tempo de mudar!


Lembre-se de uma coisa: Crianças se adaptam muito mais fácil do que nós adultos, e o caminho pode ser um pouco difícil, mas não é impossível.
Qual o grande desafio? A mudança dos PAIS!


Se a criança ainda é pequena, não tem a capacidade de comprar seu próprio alimento. Quem traz para casa? OS PAIS!

Então já sabemos onde começa essa mudança! Não pense “ah, já comecei errado… agora não tem mais jeito”, porque tem sim! Lembre-se também que este tipo de alimentação traz riscos de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, alteração nos níveis de colesterol e obesidade.

E como devo fazer?

Ter consciência de que a alimentação que oferta para seu filho(a) agora não é saudável e traz riscos á saúde dele(a), já é o primeiro passo a ser dado. O segundo passo é MUDAR!

Parar de comprar estes alimentos de uma hora para outra NÃO é a solução, e sim, fazer uma mudança gradual.

Comece deixando de comprar refrigerantes ou sucos de caixinha, e no momento que oferecia estes itens, introduza água saborizadas, sucos naturais de fruta. No lugar dos salgadinhos, coloque snacks que lembrem a textura!! A crocância do alimento é prazerosa... faça snacks de batata, batata doce, de frutas (banana, maçã).

E assim vá mudando aos poucos o que oferta para seu filho(a).

Levar a criança à cozinha é uma ótima alternativa de desencadear o interesse á comida. Ajudar a fazer o suco natural, ou os snacks, bater um iogurte natural com frutas, fazer desenhos com os alimentos da refeição!

O caminho dessa REintrodução alimentar pode ser longo, mas é possível 😊