Tâmaras e o parto

ajuda ou não?

7/13/20231 min read

👉🏽 A tâmara é uma fruta docinha, muito peculiar, que ficou conhecida mundialmente como um auxilio natural para diminuição do trabalho de parto. Têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ricas em cálcio, serotonina e tanino, fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, magnésio, potássio.

🔹Sua forma desidratada é mais conhecida e consumida no Brasil, que inclusive, também é usada como substituição do açúcar em algumas receitas.


Mas ajuda ou não ajuda no parto?


🔅 Pesquisadores indicam que o consumo de 70 a 75g de tâmaras a partir de 37 semanas de gestação, pode sim contribuir para aumento da dilatação no momento do parto e diminuição da duração do trabalho de parto!

Estes estudos sugerem que o tanino encontrado nas tâmaras tem um papel crucial nas contrações da musculatura lisa do colo do útero, semelhante à ocitocina.

⚠️ Os estudos do consumo de tâmaras foram realizados com mulheres grávidas saudáveis, sem problemas de saúde como diabetes gestacional e nem alterações no estado nutricional.

👩🏻‍⚕️ Consulte o médico obstetra que faz seu acompanhamento gestacional quanto à possibilidade de ingestão das tâmaras!!

🚨 Não faça a inclusão na sua dieta sem liberação do médico!